O duplo poder da imagem religiosa: uma virgem equatoriana em Manhattan

Autores

  • Francesco Alberto Romizi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p139

Palavras-chave:

Imagem, Símbolo, Religião.

Resumo

A partir de 2004, um pequeno grupo de equatorianos reúne-se regularmente em Saint Veronica, uma igreja do West Village de Manhattan. A razão principal é a presença, ali, de uma imagem lígnea da devoção mariana mais venerada no norte do Equador. Este texto pretende analisar a natureza do “encantamento” que esta imagem exerce sobre os seus devotos; convocando-os de bairros distantes e de outras cidades da região metropolitana nova-iorquina. Em particular, se tentará demostrar como o poder simbólico, da imagem religiosa deriva de duas propriedades dela: a de representar a história mítica e as categorias culturais que esta veicula; a de re-presentar – isto é, de fazer novamente presente – a entidade mítica nas histórias dos seus devotos. Uma imagem dotada de estas duas propriedades pode ser usada, pelos que a veneram, para produzir sentido.

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Biografia do Autor

Francesco Alberto Romizi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha). Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES – PPGSOC/UEL.

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Romizi, F. A. (2016). O duplo poder da imagem religiosa: uma virgem equatoriana em Manhattan. Domínios Da Imagem, 10(18), 139–158. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p139