A fotografia nas revistas culturais Latino-Americanas: as experiências das revistas S. Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938)

Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma comparação entre duas revistas culturais que tiveram vida efêmera na década de 1930 em seus respectivos países. Um ponto em comum é que ambas utilizaram a fotografia como elemento central em sua estrutura de comunicação. Será abordada a revista São Paulo, editada no Brasil no ano de 1936, em contraponto com a revista Rotofoto, publicada no México apenas durante o ano de 1938. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo, em que se procura refletir com relação à circulação de ideias culturais e políticas entre o México e o Brasil, na primeira metade do século XX. Procurou-se examinar, em especial, como repertórios visuais comuns entre os dois países se constituíram, no que diz respeito à produção de imagens carregadas com uma retórica do engajamento político que contribuíram para a construção do imaginário político latino-americano.


Palavras-chave


Fotografia; Revistas; Cultura visual; Comparação.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, carlos alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

BARBOSA, carlos alberto Sampaio. “Imagens em Diálogo: cultura Visual no Brasil e México em Perspectiva Comparada”. In: revista Patrimônio e Memória, assis, cEDaP/ UNESP, v. 6, n. 1, jun. 2010, p.105-120.

BARBOSA SÁNCHEZ, Alma, “Rotofoto, humor e ironia periodística”. In: ELIZaLDE, Lydia (coord.). Revista culturales latinoamericanas 1920-1960. México: Conacultua, 2008, p.177-198.

COSTA, Helouise. Um olho que pensa: estética moderna e fotojornalismo. 1998. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo, 1998.

FERNANDES JR , Rubens, “Fotografia e Modernidade: referências e experiências isoladas”. In:FACOM RevistadaFaculdade deComunicação da FAAP, n. 10, 2º. Semestre de 2002. Disponível em: . Acesso em 15 de dezembro de 2010.

KOSSOY, Boris, “Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850- 1950)”. In: PoRta, Paulo (org.) História da cidade de São Paulo: a cidade no império 1823-1889. v. 2. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004, p.387-456.

MENDES, Ricardo, “a revista S. Paulo – a cidade nas bancas”. In: Revista Imagens, n.3, dez, 1994, p.91-97.

MONROY NASR, Rebeca. Historias para ver: Enrique Díaz, fotorreportero. México: UNAM/ Instituto de Investigaciones Estéticas/INaH, 2003.

MONROY NASR, Rebeca. “Del olor a pólvora a la luz del rascacielos: tres décadas de fotoperiodismo mexicano”. In: ACEVEDO, Esther. Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las artes, 2004, p.170-189.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas. Polêmicas,manifestosetextoscríticos.SãoPaulo: Iluminuras/Edusp, 1995.

SOUGEZ, Marie-Loup.(coord). Historia general de la fotografia. Madrid: cátedra, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p53

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126