Imagem, memória e informação: um tripé para o documento fotográfico

Autores

  • Miriam Paula Manini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Universidade de São Paulo - USP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p77

Palavras-chave:

Fotografia, Imagem, Memória, Informação

Resumo

Este texto é resultado de reflexões em torno de três eixos conceituais que orbitam em torno da fotografia: imagem, memória e informação, aqui chamados de tripé fotográfico. Dividido – não de maneira absoluta – também em três partes, quais sejam Fotografia como Imagem, Fotografia como Memória e Fotografia como Informação, o trabalho reúne esta tríade que conforma o documento fotográfico presente não só em arquivos, mas em outras instituições reconhecidas como lugares de cultura e memória. Em Fotografia como Imagem, a abordagem gira em torno dos signos constituintes e observáveis na imagem fotográfica a partir de análises orquestradas por Charles Sanders Peirce, apresentadas por Philippe Dubois, e passando também pelo crivo semiológico de Roland Barthes. Em Fotografia como Memória, trabalha-se o aspecto do registro perpetuador do referente, resultante da abordagem acima, que torna a fotografia um objeto do passado e, portanto, um objeto de memória, fazedor de lembranças, provocador de rememorações e ponto inicial de narrativas memorialistas. Em Fotografia como Informação, voltamos ao tema da representação e da análise documentária de fotografias, ferramenta da Ciência da Informação e da Documentação no acesso e compartilhamento de memórias.

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Biografia do Autor

Miriam Paula Manini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Universidade de São Paulo - USP.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

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Publicado

2011-05-01

Como Citar

Manini, M. P. (2011). Imagem, memória e informação: um tripé para o documento fotográfico. Domínios Da Imagem, 5(8), 77–88. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p77

Edição

Seção

Artigos gerais