Analisando imagens do corpo masculino na Revista Junior

Muriel Emídio Pessoa do Amaral

Resumo


Esse artigo pretende analisar as representações do corpo masculino na revista Junior, veículodirecionado ao público gay. Pelo arcabouço teórico sobre a representação do corpo midiático ea metodologia recente desenvolvida por Javier Marzal Felici (2011) serão percebidos como sãoarticulados os signos para a construção imagética do corpo masculino nesse veículo homoerótico.A metodologia proposta vai ao encontro das referências teóricas desse trabalho, pois éconsiderado o contexto sócio-cultural da fotografia, além dos estudos dos signos que compõea imagem. Dessa forma, o artigo pretende verificar como as noções subjetivas de desejo estãodecodificadas de forma iconográfica nas representações veiculadas em publicações homoeróticas.

Palavras-chave


Corpo masculino; Homoerotismo; Fotografia; Representação.

Texto completo:

PDF

Referências


BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Moderna, 1998.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2008

CAMARGO, Francisco Carlos; HOFF, Tânia Maria Cesar. Erotismo e Mídia – São Paulo: Expressão & Arte, 2002.

FELICI, Javier Marzal. Cómo se lee una fotografía: interpretaciones de la mirada. 4ª Edição- Madrid: Cátedra, 2011.

GARCIA, Wilton. Corpo, Mídia e Representação: estudos contemporâneos – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GOLDENBERG, Mirian et. al.. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca – Rio de Janeiro: Record, 2002.

LASH, Chistopher. A Cultura do Narcisismo: a vida americana numa era de esperança e declínio – Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1983

Revista Junior. Edição Nº01. São Paulo: Editora Mix Brasil, outubro de 2007.

Revista Junior. Edição Nº 19. São Paulo: Editora Mix Brasil, julho de 2010.

Revista Junior. Edição Nº 20. São Paulo: Editora Mix Brasil, agosto de 2010.

Revista Junior. Edição Nº22. São Paulo: Editora Mix Brasil, outubro de 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126