Uma Atriz “Na terra do sangue e do mel”: Angelina Jolie, a guerra da Bósnia e um estudo sobre a memória, a identidade e o ativismo humanitário

Autores

  • Maritsa Sá Freire Costa Universidade Federal de Pelotas - UFpel, Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p71

Palavras-chave:

Guerra da Bósnia, Angelina Jolie, Memória.

Resumo

A partir da análise do filme In the land of blood and honey, escrito e dirigido pela atriz norte-americana Angelina Jolie, este artigo procura traçar uma reflexão em torno de conceitos comoperdão, memória e identidade. O trabalho se propõe também a questionar as motivações deJolie em realizar esta obra, tendo em vista que há uma identificação entre a atriz e a comunidadeque de fato vivenciou a Guerra da Bósnia (1992-1995), contexto para a história de amorretratada no filme. Verifica-se que tal relação se sustenta tanto por seu envolvimento comtrabalho humanitário quanto por meio da responsabilidade, que em parte se assume, pelasações ineficazes da comunidade internacional na época. Conclui-se que o filme seja tanto umdispositivo memorial quanto um tipo de instrumento de ativismo humanitário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maritsa Sá Freire Costa, Universidade Federal de Pelotas - UFpel, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Graduada em Relações Internacionais (USP).

Referências

ARENDT, Hannah. A irreversibilidade e o poder de perdoar. In: A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10 ed, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 248-255.

CANDAU, Joël. Preâmbulo; [de] O jogo social da memória e da identidade (2): fundar, construir [à] Conclusão. In: Memória e identidade. Tradução de Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011, p. 157-20; 137-206.

CHAUMONT, Jean-Michel. Du culte des héros à la concurrence des victimes. Criminologie. Montreal: Les presses de l’Université de Montréal, vol. 33, nº 1, p. 167-183, 2000.

D’ALÉSSIO, Márcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, v. 13, n. 25/26, set 92/ago93.

FARIAS, Francisco Ramos de. Pensando a memória social a partir da noção de “a posteriori” de Sigmund Freud. Morpheus. Rio de Janeiro, ano 8, nº 13, 2008. Disponível em: http://www.unirio.br/morpheusonline/numero13-2008/franciscofarias.htm . Acesso em 21 set. 2012.

FARIAS, Francisco Ramos de. Controvérsias no diagnóstico de psicopatia: memória e signos da violência. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGIA ULAPSI, 4., Montevideo, 26 a 28 abril 2012. Disponível e m: http://congresoulapsi2012.com/trabajos/1334270138_2416.pdf>. Acesso em 21 set. 2012.

GIOVANNI, Janine di. Possessed by war: a war she didn’t fully understand has inspired Angelina Jolie to get behind the camera for a love story set in Bosnia. Newsweek, Nova York, v. 158, n. 24, p. 16-23, 12 dez. 2011.

HALL, Stuart. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 7-22.

JOLIE, Angelina. Possessed by war: a war she didn’t fully understand has inspired Angelina Jolie to get behind the camera for a love story set in Bosnia. Newsweek, Nova York, v. 158, n. 24, p. 16-23, 12 dez. 2011. Entrevista concedida a Janine di Giovanni.

KALDOR, Mary. The idea of global civil society. International Affairs. Londres: Chatham House, v. 79, n. 3. p. 583-593, maio 2003.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Susana Ferreira Borges, 5. ed, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003, p. 525-541.

MUELLER, John. The banality of “ethnic war”. In: BROWN, Michael E. et al. Nationalism and ethnic conflict. Massachusetts: The MIT Press, 1997. p. 97-125.

NAPOLITANO, Marcos. A escrita fílmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton. In: CAPELATO, Maria Helena et al. História e cinema. São Paulo: Alameda, 2007. p. 65-83.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: Programa de Pós-graduação de História da PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NORA, 1993 apud ENDERS, Armelle. Les Lieux de Mémoire, dez anos depois. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC, v. 6, n. 11, p. 132-137, 1993.

PERES, Andréa Carolina Schvartz. Campos de estupro: as mulheres e a guerra na Bósnia. Cad. Pagu, Campinas, n. 37, dez/2011.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.

POWER, Samantha. Bósnia: “Nada mais que os presentes em um funeral”. In: Genocídio: a retórica americana em questão. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 288-377.

RICOEUR, Paul. O perdão pode curar? Viragem, nº 21, p. 26-29, 1996 (1-8, no documento consultado). Disponível em: http://migre.me/
a63uk. Acesso em 21 julho 2012.

RICOEUR, Paul. Os abusos da memória natural: memória impedida, memória manipulada, memória comandada de modo abusivo. In: RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2007. p. 82-104.

Downloads

Publicado

2012-11-03

Como Citar

Costa, M. S. F. (2012). Uma Atriz “Na terra do sangue e do mel”: Angelina Jolie, a guerra da Bósnia e um estudo sobre a memória, a identidade e o ativismo humanitário. Domínios Da Imagem, 6(11), 71–86. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p71

Edição

Seção

Artigos gerais