Pitoresco, um pensamento de arte

Autores

  • Thiago Costa Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p218

Palavras-chave:

Estética do pitoresco, William Gilpin, Século XVIII.

Resumo

Introduzido ao repertório conceitual da teoria da arte na segunda metade do século XVIII, o pitoresco alcançou autonomia enquanto modelo artístico formal caracterizando-se como um tipo de composição que não se adequava ao ideal clássico de beleza. Com efeito, o conceito estético do pitoresco constituiu um fenômeno histórico complexo, cujas implicações abrangeram diversos âmbitos da cultura, dos arranjos de jardins à literatura e da moda à política. Desta maneira, o pitoresco contribuiu decisivamente para a edificação da sensibilidade romântica no curso do século XIX, moldando uma forma de apreensão e concepção do mundo pautada pela visualidade. Pretende-se, neste artigo, acompanhar seu itinerário teórico, bem como as reflexões críticas de seu principal divulgador, o pastor anglicano William Gilpin.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Costa, Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre as origens de nossas idéias do sublime e do belo. Campinas, SP: Papirus, Editora da Universidade de Campinas, 1993.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004. DAEMMRICH, Ingrid G. The ruins motif as artistic device in French literature. The Journal of aesthetics and art criticism, Londres, v. 30, n. 4, p. 449-457, 1972.

DIENER, Pablo. A viagem pitoresca como categoria estética e a prática de viajantes. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 15, n. 25, p. 59-73, 2008.

GILPIN, William. Tres ensayos sobre la belleza pintoresca. Madrid: Abada editores, Lecturas de paisaje, 2004.

GOMES JÚNIOR, Guilherme Simões. Arte da paisagem e viagem pitoresca: romantismo entre academia e mercado. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 107-123, 2012.

GRAS BALAGAR, Menene. Estudio preliminar. In: BURKE, Edmund. De lo sublime y de lo bello. Madri: Editorial Tecnos, 2001. p. 7-23.

HUNT, John Dixon. The picturesque garden in Europe. London: Thames and Hudson, 2003.

MADERUELO, Javier. La teoría de lo pintoresco y la obra de William Gilpin. In: GILPIN, William. Tres ensayos sobre la belleza pintoresca. Madrid: Abada editores, Lecturas de paisaje, 2004. p. 7-43

PEVSNER, Nikolaus. The genesis of the Picturesque. In: Studies in Art, Architecture and Design. From Maneirism to Romanticism. Londres: Thames and Hudson, 1968. V. 1. p. 79-101.

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

WATKIN, David. The English Vision. The Picturesque in Architecture, Landscape and Garden Design. Londres: John Murray, 1982.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

Costa, T. (2015). Pitoresco, um pensamento de arte. Domínios Da Imagem, 9(17), 218–236. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p218

Edição

Seção

Artigos gerais