A leitura de elementos visuais e verbais na construção do sentido de humor a partir das tiras da personagem Mafalda

Autores

  • Ana Cavenaghi Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n16p94

Palavras-chave:

Leitura, Histórias em quadrinhos da Mafalda, Humor

Resumo

A existência de uma crise de leitura entre crianças e jovens é questionada há algum tempo por pesquisadores ao afirmarem que esse público costuma ler demonstrando preferência pela leitura de histórias em quadrinhos. Porém, o fato dos quadrinhos serem mais acessíveis às pessoas em geral acaba muitas vezes sendo confundido com baixa qualidade textual, levando à falsa premissa de que ler quadrinhos é muito fácil. Isso pode levar a escola a subestimar a leitura das histórias em quadrinhos ou a não explorar suas potencialidades pedagógicas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar elementos que constituem as linguagens visual e verbal das tiras da Mafalda de autoria do argentino Joaquín Salvador Lavado conhecido como Quino a fim de demonstrar como se articulam para a construção do sentido de humor e como podem ser trabalhados nas aulas de língua espanhola. Conclui-se que determinados quadrinhos demandam estratégias sofisticadas de leitura além de alto grau de conhecimento prévio, inclusive sobre os enredos de seus personagens, como é o caso das tiras da Mafalda.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cavenaghi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação - UEL. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

AGUILERA, Vanderci de Andrade. Tira cômica: uma leitura na escola. In: Seminário do Gel, 26, 1997, São Paulo. Anais... São Paulo: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 1997. p. 381-387.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEM, 2000.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha. As tiras da Mafalda em materiais didáticos de espanhol: por uma proposta de ensino textual. In: Congresso Nacional de Linguagem e Interação, 3, 2011, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2011. p. 407- 421.

CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1972.

ECO, Umberto. Mafalda ou a Recusa. In: SALVADOR LAVADO, Joaquín. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. XVI.

EGUTI, Claricia Akemi. A representatividade da oralidade nas histórias em quadrinhos. 2001. 198f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 14.ed. São Paulo: Contexto, 2002.

MELO, José Marques de. Quem tem medo dos quadrinhos? In: LUYTEN, Sonia M. Bibe (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 131-135.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2010. p. 209-224.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: conhecimento e ensino. In: AZEREDO, José Carlos de (Org.). Língua portuguesa em debate. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 52-73.

POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

RAMOS, Paulo. Os quadrinhos em aulas de língua portuguesa. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 65-85.

RAMOS, Paulo. Bienvenido: um passeio pelos quadrinhos argentinos. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2010a.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010b.

SALVADOR LAVADO, Joaquín. Toda Mafalda. 14.ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2003.

VERGUEIRO, Waldomiro. A pesquisa em quadrinhos no Brasil: a contribuição da universidade. In: LUYTEN, Sonia M. Bibe (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p.15-26.

VERGUEIRO, Waldomiro. A Linguagem dos Quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 65-85.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Cavenaghi, A. (2014). A leitura de elementos visuais e verbais na construção do sentido de humor a partir das tiras da personagem Mafalda. Domínios Da Imagem, 8(16), 94–112. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n16p94

Edição

Seção

Artigos do dossiê