Imagens fiéis da terra: paisagem e regionalismo na recepção às obras de Frans Post pela cultura visual de Pernambuco, 1925-1937

Autores

  • Daniel de Souza Leão Vieira Leiden University

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p19

Palavras-chave:

História cultural, Paisagem, Frans Post

Resumo

Esta é uma investigação sobre como a recepção às pinturas e paisagens de Frans Post se relacionou à criação de imagens espaciais e seu uso pelo pensamento social com o fim de construir as identidades no Brasil. Considerando a emergência do conceito de “Nordeste” e as mudanças na concepção de “paisagem” pela cultura visual de Pernambuco, este trabalho levanta a hipótese de que as imagens de Post foram interpretadas enquanto imagens territoriais do Nordeste açucareiro. Evocando imagens holandesas do século XVII, as elites pernambucanas lutavam simbolicamente para redefinir a geografia nacional e o próprio lugar de Pernambuco nesse novo quadro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel de Souza Leão Vieira, Leiden University

Doutorando pela Leiden University.

Referências

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.

BARLAEUS, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil (1647). Tradução e notas de Cláudio Brandão. Recife: Fundação Cultura Cidade do Recife, 1980.

BARROS, Souza. A década 20 em Pernambuco: Uma interpretação. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1985.

BORBA, Manoel. Sérgio Loreto e seu governo em Pernambuco: história de um quatriênio calamitoso (1922-1926). Rio de Janeiro: Typographia dos Annaes, 1926.

BRIENEN, Rebecca Parker. Visions of savage paradise: Albert Eckhout, court painter in Colonial Dutch Brazil. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

CAMARGO, Aspásia. A revolução das elites: conflitos regionais e centralização política. In: A REVOLUÇÃO de 30: Seminário Internacional realizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Brasília: Ed. UnB, 1982.

CHACON, Vamireh. Gilberto Freyre: uma biografia intelectual. Recife/São Paulo: Massangana/Ed. Nacional, 1993.

CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. [1902]. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 2003.

FREYRE, Gilberto. A pintura do Nordeste. In: Livro do Nordeste: Comemorativo do primeiro centenário do Diário de Pernambuco [1925]. Recife: Arquivo Público Estadual, 1979.

FREYRE, Gilberto. Nordeste : Aspectos da influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil [1937]. Rio de Janeiro/Recife: José Olympio Editora/FUNDARPE, 1985.

GOEDDE, Lawrence Otto. Tempest and Shipwreck in Dutch and Flemish Art : convention, rhetoric, and interpretation. University Park, PA: The Pennsylvania State University Press, 1989.

LIMA, Nísia Trindade. Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional. Rio de Janeiro/Revan: IUPERJ/UCAM, 1999.

LUBAMBO, Manoel. O centenário da capela do engenho Amaragy. Fronteiras. Recife: Ano V. n. 10, p. 7-8, janeiro 1936.

LUBAMBO, Manoel. Contra Nassau. Fronteiras, Ano 5, n. 14, p. 9, jul. 1936.

LUBAMBO, Manoel. Uma Notícia sobre Vicente do Rego Monteiro. Fronteiras. Ano 5, n. 15, p. 1-3, jul.1936.

MADI, Sumaia. O uso politico do mito holandês no governo de Carlos de Lima Cavalcanti. Dissertação de Mestrado em História. Recife: UFPE, 2002.

MAIA, João Marcelo Ehlert. A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

MELLO, Evaldo Cabral de. Rubro veio: o imaginário da restauração pernambucana. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

NASCIMENTO, Luiz do. História da Imprensa de Pernambuco (1821-1954 ). Recife: Arquivo Público/Editora Universitária, 1962-1982.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PANDOLFI, Dulce Chaves. A trajetória do Norte: uma tentativa de ascenso político. In: GOMES, Ângela de Castro et al. Regionalismo e centralização política: partidos e constituinte nos anos 30. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

PINTO, Estevão. A propósito do tricentenário de Nassau. In: Annuario de Pernambuco para 1936. Recife, 1936.

REZENDE, Antonio Paulo. (Des) encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de vinte. Recife: FUNDARPE, 1997.

SILVA, Ivany Barros e. Quem fez mais para Pernambuco – os hollandezes ou os portuguezes? Pernambuco, Ano 1, n. 12/14, jul. 1937.

SNYDER, Joel. Territorial Photography. In: MITCHELL, W. J. T. (org.). Landscape and power. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

SOUSA-LEÃO, Joaquim de. Frans Post, seus quadros brasileiros. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1937.

SOUSA-LEÃO, Joaquim de. Frans Post, 1612-1680. Amsterdam/Rio de Janeiro: A. L. Van Gendt/Kosmos, 1973.

VIEIRA, Daniel. Paisagens da cidade: os olhares sobre o Recife dos anos 1920.2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

VIEIRA, Epitácio. O senso antropológico em Gilberto Freyre. Recife: COMUNIGRAF, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Vieira, D. de S. L. (2014). Imagens fiéis da terra: paisagem e regionalismo na recepção às obras de Frans Post pela cultura visual de Pernambuco, 1925-1937. Domínios Da Imagem, 3(4), 19–32. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p19

Edição

Seção

Artigos gerais