A imagem feminina na revista Claudia: as representações do cotidiano familiar (1961-1985)

Maria Paula Costa

Resumo


Pretendemos neste artigo discutir algumas imagens expostas nos anúncios da revista Claudia no período de 1961 a 1985 e explorar as representações que associam a mulher à vida familiar. Nestas três décadas podemos perceber imagens que se fortaleceram e outras que foram incorporadas, videnciando as continuidades e transformações que ocorreram no universo feminino de Claudia.


Palavras-chave


Revista Claudia; Representação; Família

Texto completo:

PDF

Referências


BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1970.

GASTALDO, Édison. A representação do espaço doméstico e papéis de gênero na publicidade. In: FUNCK, Susana Bornéo; WIDHOLZER, Nara (orgs.). Gênero em discursos da Mídia. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2005.

MORAES, Maria Quartim de. & SARTI, Cynthia. Aí a porca torce o rabo. In: BRUSCHINI, Maria Cristina A.; ROSEMBERG, Fúlvia. Vivência: História, sexualidade e imagens femininas. São Paulo: Brasiliense, 1980.

SABAT, Ruty. Gênero e sexualidade para consumo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELINER, Silvana Vilodre (orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

RAEL, Claudia Cordeiro. Gênero e sexualidade nos desenhos da Disney. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELINER, Silvana Vilodre (orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126