A imagem do transporte aéreo visto através da arte e da publicidade

Claudia Musa Fay

Resumo


Este texto aborda a representação da viagem aérea nas décadas de 1920 e 1930 através de imagens, especialmente cartazes publicitários, produzidos pelas companhias aéreas promovendo a organização de um imaginário acerca de voar, do avião e da viagem em si.


Palavras-chave


Imagem; Transporte aéreo; Publicidade

Texto completo:

PDF

Referências


BACZCO, Bronislaw. Les imaginaires sociaux. Paris: Payot, 1994.

BACZCO, Bronislaw. Imaginação Social. In: Enciclopédia Einaldi. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1986. v. 5. Antropologia, 1986.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Magia e Técnica Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CHADEAU, Emmanuel. Le rêve et Ia puissance l’avion et son siecle. Paris: Fayard, 1996.

PATLAGEAN, Evelyne. A história do imaginário. In: LE GOFF, J. (org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PESAVENTO, Sandra J. Em Busca de outra História: Imaginando o Imaginário. Revista Brasileira de História, v. 15, n. 29, São Paulo, 1995.

PESAVENTO, Sandra J. O desfazer da ordem fetichizada: Walter Benjamin e o Imaginário Social. In: Cultura Vozes, v. 89, n. 5, set./out. 1995.

PESAVENTO, Sandra J. Este mundo verdadeiro das coisas de mentira entre a arte e a historia . In: Estudos Históricos , Rio de Janeiro , n. 30, 2002,p.56-75

PINHO, J.B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.

VENAYRE, Sylvain: La gloire de l´aventure. Paris, Aubier, 2002.

WOHL, Robert. A passion for wings aviation and the western imagination 1908-1918. New Haven and Londres: Vale University Press, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p51

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126