Identidade, auto-imagem e felicidade no mundo virtual

Maria Raquel da Cruz Duran, Maria Renata da Cruz Duran

Resumo


Pretendemos compreender a importância da Internet como veículo de discussão de valores sociais e sua relação com o capital social, por meio de estudo netnográfico das relações sociais entre indivíduos na formulação da identidade presente em Weblogs, onde as dinâmicas de sociabilidade entre público e privado são significados e preservados conforme antigas obsessões, tais como a da felicidade.


Palavras-chave


Ciberespaço; Weblogs; Identidade; Auto-imagem; Netnografia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBORNOZ, Mario. Los problemas de La ciência y el poder. Centro de Estudios sobre Ciencia, Desarrollo y Educación Superior – REDES, Argentina. Revista CTS, n° 8, vol.3 Abril de 2007 (pág. 47-65).

AMARAL, A; NATAL, G; & VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. In: FAMECOS/ PUCRS, Comunicação Cibernética. N° 20. Porto Alegre: 12/2008.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Tradução de Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti.

BLOOD, R. Weblogs: a history and perspective. Disponível em: http://www.rebeccablood. net/essays/weblogs_history.html. Acesso em 20/01/08.

DEMO, P. Dialética da Felicidade: um olhar sociológico pós-moderno. Petrópoles: Vozes, 2001. v.1.

DHAVAN V, Shah; KWAK, Nojin; HOLBERT, R. Lance. “Connecting” and “Disconnecting” with Civic Life: patterns of Internet Use and the production of Social Capital. Open University Library: 2007. Taylor & Francis. DOI: 10.1080/105846001750322952. (. Acesso em: 6/04/2008.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. (Tradução de Maria Lúcia Machado). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARCUSE, H. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

MONTEIRO, S. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Brasília: Ci. Inf; vol. 35, n.1, p. 31-38, jan./abr.2006. Acessado em 11/06/2008.

RECUERO, R. da C. Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n° 38, abril de 2009, quadrimestral.

RECUERO, R. da C. Webrings: as redes de sociabilidade e os Weblogs. Porto Alegre: Revista FAMECOS/ PUCRS: sessões do imaginário, cinema, cibercultura, tecnologias da imagem, n.11, 2004. Acessado em 11/06/2008.

ROCHA, P. J. Blogs: sentimentos em rede compartilhados na pós-modernidade. Porto Alegre: Revista FAMECOS/ PUCRS: mídia, cultura e tecnologia, vol.I, n.22, 2005. Acessado em 11/06/2008.

SAHLINS, M. Cultura na Prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004b.

SANTOS, T. C. O Ciberespaço: Dimensão antropológica das sociedades de controle. Revista TEXTOS de la CiberSociedad: 2005, vol. 6. Temática variada – ISSN 1577-3760. Disponível em: http://www.cibersociedad.net. Acessado em 28/05/2008. São Paulo: Record – 1ºed., 2001.

SILVA, C. A. F. da; SILVA, M. T. C. da. A dimensão Sociespacial do Ciberespaço: uma nota. Rio de Janeiro: Projeto Tamandaré (UFF - Universidade Federal Fluminense), 2006. Disponível em: http:// www.tamandare.g12.br/indexciber.htm. Acessado em 28/05/2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p72

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126