Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10

Palavras-chave:

Imagem cinematográfica, Sylvio Back, Alegoria.

Resumo

Este texto discute sentidos alegóricos da imagem cinematográfica. O objeto de análise é o filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971). É um filme histórico sobre o Movimento do Contestado. O assunto é a resistência dos camponeses. Estes foram expulsos de suas terras e resistem à opressão dos fazendeiros e industriais da região. Na narrativa do filme, analisa-se o significado emblemático da personagem Ana, uma jovem camponesa. A imagem de Ana é uma possível chave de leitura para o filme. As diferentes fases da trama se relacionam com as fases vividas por ela. A escolha do cineasta em demarcar fases do filme a partir das transformações na imagem de uma mulher é uma opção retórica. Ele usa a imagem como alegoria que expressa múltiplos sentidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosane Kaminski, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

AMÂNCIO, Tunico. Artes e Manhas da Embrafilme. Niterói: EdUFF, 2000.

AZEREDO, Ely. A guerra dos pelados (II). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 out. 1971.

BACK, Sylvio. Entrevista a Adélia Lopes e Dante Mendonça. O Estado do Paraná, Curitiba, 24 abr. 1988.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas. UERJ, Rio de Janeiro, vol.1, n8, 2005.

BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a história? In: Piranha no mar de rosas. São Paulo: Nobel, 1982.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

FASSONI, Orlando. Back na polêmica do filme engajado. Folha de São Paulo, 09 out. 1979.

GRAWUNDER, Maria Z. A palavra mascarada: sobre a alegoria, Santa Maria, Ed.UFSM, 1996.

KAMINSKI, Rosane. Poética da angústia: história e ficção no cinema de Sylvio Back (1960-70), Curitiba, 2008.

SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

Kaminski, R. (2014). Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana. Domínios Da Imagem, 8(14), 10–25. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10

Edição

Seção

Artigos do dossiê