A masculinidade como uma categoria de análise para a pesquisa cemiterial: a nudez masculina na arte funerária paulista

Maristela Carneiro

Resumo


Discute-se a pertinência do uso do conceito de masculinidade como uma categoria de análise para a pesquisa cemiterial, tendo como horizonte orientador aspectos emergentes da investigação de doutoramento junto ao PPGH/UFG, sob a orientação da Profª Dra. Maria Elizia Borges. Investiga-se a nudez masculina na arte funerária paulista, no período da Primeira República, a partir do acervo do Cemitério da Consolação, em São Paulo/SP. A partir do inventário das ocorrências de imagens masculinas, parcial ou completamente despidas, vimos que estas se utilizam de representações que ora destacam a sensibilidade perante a morte, ora deixam em relevo a virilidade em associação ao mundo do trabalho; opções nem sempre em consonância com a moral burguesa e o ideal de masculinidade do período. A compreensão das diferentes representações de masculinidades faz-se necessária para a leitura dos diversos usos da nudez masculina no acervo artístico funerário em questão.


Palavras-chave


Masculinidade; Cemitério da Consolação; Arte funerária.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRESEN, S. de M. B. O nu na Antiguidade Clássica. Lisboa: Portugalia, 1992.

BATISTA, S. D. O corpo falante: as inscrições discursivas do corpo na pintura acadêmica brasileira do século XIX. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2011. 287 f.

BATISTA, S. D. O corpo falante: narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX. Revista Científica/ Fap, Curitiba, v. 5., p. 125-148, jan./jun. 2010.

BORZELLO, F. The Naked Nude. London: Thames and Hudson, 2012.

COELHO, T.; MOLINO, D. Romantismo. A arte do entusiasmo. São Paulo: Coleção MASP, 2010.

HAMMER-TUGENDHAT, D. On the Semantics of Male Nudity and Sexuality. A Retrospective. In:

NATTER, T.G.; LEOPOLD, E. Nude Men: from 1800 to the present Day. München: Hirmer, 2012.

KATZ, H. Por uma teoria crítica do corpo. In: OLIVEIRA, A.C. de; CASTILHO, K. (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras, 2008.

LEDDICK, D. The Male Nude . Hohenzollernring: Taschen, 2012.

LESSA, F. de S. Democracia e Esportes em Atenas. Revista Synthesis (La Plata), n. 15, p. 59-75, 2008.

MARTINS, J. de S. História e Arte no Cemitério da Consolação. Prefeitura da Cidade de São Paulo, 2008.

NASCIMENTO, A. P. O nu além das academias. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2011.

SCHMALE, W. Nakedness and Masculine Identity. Negotiations in the Public Space. In: NATTER, T.G.; LEOPOLD, E. Nude Men: from 1800 to the present Day. München: Hirmer, 2012.

SILVA, J. M.; ORNAT, M. J.; CHIMIN JUNIOR, A. B. Espaço, gênero & masculinidades plurais. Ponta Grossa: Todapalavra, 2011.

VALLADARES, C do P. Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros. Tomo I. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1972.

VIEIRA-SENA, T. A construção da identidade masculina contemporânea por meio da roupa íntima . Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011. 187f.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126