“Acordo do Cinturão Verde de Cianorte”: o uso da fotografia como fator de denúncia

Autores

  • Aida Franco de Lima PUC MINAS
  • Norval Baitello Jr. PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p127

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Cinturão Verde de Cianorte. Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Mídia impressa.

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação intitulada Duelo de palavras e imagens: o Acordo do Cinturão Verde de Cianorte e a cobertura dos jornais impressos locais e estaduais, defendida na PUC/SP em 2010. Aborda o uso da fotografia, como fator de denúncia, pelos movimentos sociais contrários ao “acordo”. A mídia e a fotografia tornaram-se determinantes para despertar a atenção – e alterar os rumos – para uma negociação que, em troca da doação de uma área verde para o município de Cianorte, permitia o desmatamento e loteamento de outra parte desta área, com prejuízos para o meio ambiente e para a biodiversidade da região. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aida Franco de Lima, PUC MINAS

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Educação Patrimonial pela mesma instituição. Guia especializada em atrativos turísticos naturais (Senac/Embratur). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora de Jornalismo e Propaganda e Publicidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Integrante do Grupo de Pesquisa Articulações Interdisciplinares.

Norval Baitello Jr., PUC-SP

Graduado em Comunicação e Semiótica (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Doutor em Comunicação (Freie Universität Berlin [FUB], Alemanha). Pós-doutor (Internationales Forschungszentrum Kulturwissenchaften; Universidad de Sevilla; Freie Universität Berlin [FUB], Alemanha). Professor visitante da Sankt Petersburg (SPU) – Rússia. Professor titular do Programa de Pós Graduação e Semiótica da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Lima, A. F. de, & Baitello Jr., N. (2010). “Acordo do Cinturão Verde de Cianorte”: o uso da fotografia como fator de denúncia. Discursos Fotograficos, 6(9), 127–152. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p127

Edição

Seção

Artigos