Pin-ups: fotografias que encantam e seduzem

Autores

  • Priscilla Afonso de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p119

Palavras-chave:

História da Fotografia. Fotografia Erótica. Pin-ups.

Resumo

Com base em estudos sobre fotografia, antropologia social e visual do corpo, este artigo aborda a imagem feminina socialmente construída através dos tempos. Narra o histórico da fotografia erótica de pin-ups e seus elementos fetichistas. As pin-ups surgiram no final do século XIX e representaram o espírito “livre” das mulheres. Sutilmente, incitavam o rompimento do tradicionalismo da época quanto à sensualidade e sexualidade feminina. O artigo aborda também a sensualidade feminina como objeto de desejo. O recato sensual das pin-ups – com ar de mistério – alavancou o erotismo no início do século XX e, até os dias atuais, provoca admiração, suspiros e desejos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscilla Afonso de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Estilismo em Moda pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Fotografia pela mesma instituição.

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL/PR. Docente do curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Carvalho, P. A. de, & Souza, M. I. P. de O. (2010). Pin-ups: fotografias que encantam e seduzem. Discursos Fotograficos, 6(8), 119–144. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p119

Edição

Seção

Artigos