Conhecimento de mundo e leitura de imagem: um estudo sobre a intertextualidade na fotografia publicitária

Autores

  • Maranúbia Pereira Barbosa-Doiron Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p171

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Linguística Textual. Intertextualidade. Campanha Publicitária.

Resumo

Este estudo tem como proposta analisar a intertextualidade em fotos publicitárias. A intertextualidade, segundo pressupostos teóricos da Linguística Textual, é entendida como a relação, direta ou indireta, entre os textos, constituindo-se em um recurso cada vez mais utilizado em publicidade. Para que a propaganda, de natureza essencialmente persuasiva, produza efeitos de sentido, é necessário que haja uma boa parcela de conhecimento partilhado entre produtor e leitor. O produtor espera que o conhecimento de mundo do leitor possa lhe proporcionar embasamento para que ele compreenda não apenas o dito explícito na superfície textual, mas, também e, sobretudo, o implícito e o subentendido. Nas imagens da campanha publicitária aqui analisada, da grife francesa Louis Vuitton, o conhecimento de mundo revela-se fundamental para uma leitura crítica e aprofundada.

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Biografia do Autor

Maranúbia Pereira Barbosa-Doiron, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Estudos da Linguagem pela referida instituição. Cursou a disciplina Dialetologia e Geolinguística como estudante especial de doutorado na área de estudos citada.

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Publicado

2010-12-15

Como Citar

Pereira Barbosa-Doiron, M. (2010). Conhecimento de mundo e leitura de imagem: um estudo sobre a intertextualidade na fotografia publicitária. Discursos Fotograficos, 6(9), 171–192. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p171

Edição

Seção

Artigos