Retratos do vestir: apontamentos para um ensaio fotoetnográfico da camiseta estampada nas ruas

Autores

  • Márlon Uliana Calza Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p181

Palavras-chave:

Fotoetnografia.

Resumo

Neste texto propomos uma discussão a respeito da realização de registros fotográficos, à luz da etnografia, reconhecendo a importância e a cientificidade dessa metodologia visual de investigação e descoberta. Atentamos para as cenas e fatos cotidianos, por meio da narrativa visual apresentada, dando ênfase para o (ato de) vestir e para a camiseta estampada – objeto comunicacional vastamente presente na complexidade urbana, por meio do qual se dá a manifestação silenciosa e visual dos sujeitos nas ruas. Para tanto, utilizamos os pressupostos da antropologia visual, com ênfase na fotoetnografia.

 

 

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Biografia do Autor

Márlon Uliana Calza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

Calza, M. U. (2009). Retratos do vestir: apontamentos para um ensaio fotoetnográfico da camiseta estampada nas ruas. Discursos Fotograficos, 5(7), 181–200. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p181

Edição

Seção

Artigos