Memória e fotografia em Yolocaust

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v17n30p111

Palavras-chave:

Fotografia, Memória, Arte, Holocausto

Resumo

Yolocaust é um projeto do artista israelense Shahak Shapira que reorganiza fotografias realizadas por visitantes do memorial das vítimas do Holocausto em Berlim postadas em diversas redes sociais sobrepondo-as com imagens de campos de extermínio nazistas. No presente trabalho, analisa-se algumas imagens, com especial atenção em como aspectos temporais e documentários fazem as imagens operarem memórias sobre os campos de morte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da UNESPAR, Campus Curitiba.

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. São Paulo: Iluminuras, 1998.

ASSMAN, Aleida. Espaço da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

BADISERRA, Raquel; TEIXEIRA, Maria Claudia. Memorial do holocausto: memória e sentidos. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 19, n. 2, 2020.

BALDWIN, Eric. Peter Eisenman: designing Berlin’s holocaust memorial. 29 abr. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com/938511/peter-eisenman-designing-berlins-holocaust-memorial. Acesso em: 18 ago. 2021.

BAREITHER, Christoph. Difficult heritage and digital media: ‘selfie culture’ and emotional practices at the Memorial to the Murdered Jews of Europe. International Journal of Heritage Studies, Canberra, v. 27, n. 1, p. 57-72, 2021.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

CARMO, Eduardo; ROSA, Lígia; LEMOS, Anuschka. Yolocaust: usos e manipulações da fotografia e memória. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Intercom, 2017.

CIQUINI, Fábio. A estrutura narcísica no imaginário midiático e nas selfies. Revista Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020.

COHEN, Alina. Martha Rosler’s powerful collages are a wake-up call to America. Artsy, New York, 28 jan. 2018. Disponível em: https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-martha-roslers-powerful-collages-wake-up-call-america. Acesso em: 3 jun. 2020.

COSTA, Thiago; BASTOS, Maria Teresa Ferreira. Selfies em memoriais: uma análise do luto na era dos smartphones. Revista Mídia e Cotidiano, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2019.

DANEY, Serge. Le Travelling de Kapo, Trafic, Paris, n. 4, 1992.

DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, São Paulo, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062. Acesso em: 18 ago. 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del holocausto. Barcelona: Espasa, 2012.

FONTCUBERTA, Joan. La furia de las imágenes: notas sobre la Postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

FRIEDLANDER, Saul. Proibing the limits of representation: nazism and the “final solution”. Londres: Harvard University Press, 1992.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

GUNTER, Joel. Yolocaust: how should you behave at a holocaust memorial? BBC News, [S. l.], 20 jan. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-38675835. Acesso em: 18 ago. 2021.

HARTMAN, Geoffrey. Holocausto, testemunho, arte e trauma. In: SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

HILBERG, Raul. La destrucción de los judíos europeos. Madrid: Akal, 2005.

HOWE, Irving. Art of holocaust. Londres: Pan Macmillan, 1982.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KEHL, Maria Rita. O sexo, a morte, a mãe e o mal. In: SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 137-148.

KUSPIT, Donald. El fin del arte. Madrid: Akal, 2012.

LAZAROVIC, Samira. Eu queria que as pessoas falassem sobre a cultura das selfies. Goethe Institut, Curitiba, maio 2018. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/fok/mid/20946058.html. Acesso em: 18 ago. 2021.

LEVI, Primo. A assimetria e a vida. São Paulo: Unesp, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

ROTHBERG, Michael. Sobre o caso Mbembe: o fantasma da comparação. Tradução de Cláudio Andrade. Goethe Institut, Curitiba, maio 2020. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/mag/21864662.html. Acesso em: 3 jun. 2020.

ROTHBERG, Michael. Traumatic realism: the demands of holocaust representation. Mineápolis: University of Minnesota Press, 2000.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

SONTAG, Susan. Regarding the torture of others. The New York Times Magazine, New York, 23 may 2004a. Disponível em: https://www.nytimes.com/2004/05/23/magazine/regarding-the-torture-of-others.html. Acesso em: 3 abr. 2020.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004b.

ZELIZER, Barbie. Remembering to forget: holocaust memory through the camera’s eye. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Teixeira, R. T. (2021). Memória e fotografia em Yolocaust. Discursos Fotograficos, 17(30), 111–132. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v17n30p111

Edição

Seção

Artigos