Fotos de guerras causam dependência? Um estudo com reconhecimento facial de emoções
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p66Resumo
A partir de ferramentas de reconhecimento de emoções por expressão facial, foram identificados sentimentos despertados pela visão de um conjunto de imagens de guerra. Entre os resultados apresentados, destaca-se a curva crescente de engajamento/empatia durante todo o período de apresentação da sequência de imagens, crescente ao mesmo tempo em que outras emoções decrescem ou se mantêm. Esse comportamento sugere que possa haver uma atração por imagens de conflito que se mantém crescente enquanto dura a oferta.Métricas
Referências
CARRETTE, Jeremy. William James. In: CORRIGAN, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Religion and Emotion. Oxford: OUP, 2007. Disponível em <http://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780195170214.001.0001/oxfordhb-9780195170214-e-24?print=pdf>, Acessado em 27.abr.2019.
DARWIN, Charles. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DARWIN, Charles. The Expression of the Emotions in Man and Animals. Londres: John Murray, 1872.
DE WAAL, Frans. A Era da Empatia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DIMBERG, Ulf; THUNBERG, Monika; ELMEHED, Kurt. Unconscious facial reactions to emotional facial expressions. Psychological Science, vol. 11, pp 86-89, 2000.
DUCHENNE, Guillaume-Benjamin. Mécanisme de la physionomie humaine, ou Analyse électro-physiologique de l'expression des passions. Paris: Baillière, 1862.
EIBL-EIBESFELDT, Irenäus. Etologia. Barcelona: Ediciones Omega, 1979.
EKMAN, Paul. Emotions Revealed. Nova York: Times Books, 2003.
GALLESE, Vittorio. Being like me: self-other identity, mirror neurons, and empathy. In: HURLEY, Susan L.; CHATER, Nick. (eds.). Perspectives on imitation. Cambridge, EUA: MIT Press, 2005.
GINZBURG, Carlo. Medo, Reverência, Terror. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
JAMES, Willian. The Principles of Psychology. London: Macmillan and Co., 1891.
JAMES, Willian. What is an Emotion? Nova York: SimonAndSchuster.com, 2013.
PLUTCHIK, Robert. What is an Emotion? The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, vol. 61, nº 2, pp. 295-303, 1965. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1080/00223980.1965.10543417>, acessado em 27.abr.2019.
SORCI, Matteo; ROBIN, Thomas; CRUZ, Javier; BIERLAIRE, Michel; THIRAN, Jean-Paul; ANTONINI, Gianluca. Capturing human perception of facial expressions by discrete choice modelling. In: HESS, Stephane; DALY, Andrew. Choice Modelling: The State-of-the-art and The State-of-practice. Bingley (Reino Unido): Emerald Group Publishing Limited, 2010.
SORCI, Matteo; ANTONINI, Gianluca; CRUZ, Javier; ROBIN, Thomas; BIERLAIRE, Michel; THIRAN, Jean-Paul. Modelling human perception of static facial expressions. Image and Vision Computing, v. 28, n. 5, p. 790-806, 2010.
WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade Pagã. Rio: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2013.
WARBURG, Aby. The Renewal of the Pagan Antiguity. Los Angeles: Getty Publications, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.