Exercícios de autoinscrição no cinema: o filme como experiência vivida pelo realizador

Autores

  • Henrique Codato Universidade de Fortaleza (Unifor) https://orcid.org/0000-0002-8875-1217
  • Eduardo dos Santos Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Breno Almeida Brito Reis Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p190

Palavras-chave:

Autoinscrição, Cinema, Performance, Berlin 10/90

Resumo

Este trabalho pretende revisar a hipótese de Jean-Louis Comolli formulada a partir da análise do filme Berlin 10/90, de Robert Kramer, sobre o engajamento corporal do realizador no espaço da cena exceder a representação em favor da experiência vivida. Busca-se apontar o caráter performativo da autoinscrição de Kramer, comparando-o com outros exercícios de autoinscrição a fim de demonstrar como esse regime ético-estético faz-se presente em distintos documentários contemporâneos.

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Biografia do Autor

Henrique Codato, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor  de Cinema e Auidovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Eduardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará.

Breno Almeida Brito Reis, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Comunicação Social (Fotografia e Audiovisual) na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Codato, H., Oliveira, E. dos S., & Reis, B. A. B. (2019). Exercícios de autoinscrição no cinema: o filme como experiência vivida pelo realizador. Discursos Fotograficos, 15(27), 190–217. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p190

Edição

Seção

Artigos