Para além da superfície da imagem: disputa de narrativa por fotógrafos da África
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p38Palavras-chave:
Fotografia documental, Imagem e representação, Narrativas nativas, África.Resumo
Uma nova visualidade sobre a África pode ser observada em narrativas nativas de dois proeminentes fotógrafos africanos, o ganês Nana Kofi Acquah e a nigeriana Yagazie Emezi. A proposta é ir além da superfície aparente de imagens e cor de peles para um mergulho em questões que são próprias da África. O artigo se fundamenta teoricamente em Stuart Hall, quanto à proposição de quebra dos pressupostos raciais, e no enfoque especial à voz africana com os filósofos Paulin J. Hountondji (2008) e Kwame A. Appiah (1997).Métricas
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of a single story. In: TED GLOBAL CONFERENCE, 2009, Oxford, UK. Palestra proferida [...]. Oxford: TED Global, 2009. Speakers. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_ of_a_single_story/transcript. Acesso em: 15 nov. 2017.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia e cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993.
EVERYDAY AFRICA. Perfil no Instagram. Disponível em: www.instagram.com/everydayafrica/. Acesso em: 6 nov. 2016.
FANON, Franz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio: Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. Raça, o significante flutuante. Revista Z Cultural, Rio de Janeiro, RJ, Ano 8, n. 2, 2013.
HALL, Stuart. The determinations of news photographs. In: COHEN, Stanley; YOUNG, Jock (org.). The manufacture of news: social problems, deviance and the mass media. London: Constable, 1981. p. 226-243.
HEIJDEN, Teun Van Der; DICAMPO, Peter; MERRILL, Austin $&48$+ 1DQD.R¿(ed.). Everydayafrica: 30 photographers repicturing a continent. Berlin: Kehrer Heidelberg, 2017.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimentos de África, conhecimento de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, PT, n. 80, p. 149-160, mar. 2008.
KI-ZERBO, Joseph (ed.). História geral da África. Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. v. 1.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SEKULA, Allan. On the invention of photographic meaning. In: BURGIN, Victor (org.). Thinking photography. London: Macmillan Press, 1982. p. 84-109.
SEKULA, Allan. Photography against the Grain. Nova Scotia: The Press of the Nova Scotia College Art and Design, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Discursos Fotográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.