Reprodução ou criação? - A emergência de novas subjetividades a partir da reprodutibilidade fotográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p35Palavras-chave:
Fotografia, subjetividade, percepção, experiênciaResumo
Neste artigo, procura-se pensar como a fotografia influencia e modifica nossas maneiras de ser, compreendendo-a como um modo de produção de subjetividade. Para isso, faz-se uso da obra de Walter Benjamin e das reflexões de Susan Sontag para conceber a reprodutibilidade técnica do maquinário fotográfico como um instrumento de promoção de uma nova percepção e de um novo tipo de realidade, cuja manifestação é distinta daquela assimilada por nós até então.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.