A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento

Autores

  • Marcos Américo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Laís Akemi Margadona Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p112

Palavras-chave:

Fotografia, Jogos olímpicos, Ecologia dos Meios, Mídias sociais

Resumo

Este trabalho aborda a produção fotográfica referente ao público dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e inclui também uma discussão sobre a manipulação de fotografias oficiais em memes e virais. Propomos que a fotografia veiculada em mídias sociais foi uma significativa ferramenta de mobilização e aproximação dos Jogos ao universo do espectador brasileiro, bem como importante meio de extensão da narrativa olímpica no contexto transmídia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional). Mestre em Comunicação (UNESP), e Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Líder do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e membro do GENEM - Grupo de Estudos em Nova Ecologia dos Meios.

Laís Akemi Margadona, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e graduada em Design (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Nova Ecologia dos Meio (GENEM) e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF).

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Américo, M., & Margadona, L. A. (2017). A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. Discursos Fotograficos, 13(23), 112–138. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p112

Edição

Seção

Artigos