Ultima Hora: em cena a modernidade fotográfica
Resumo
Este artigo visa investigar a construção da linguagem fotojornalística no jornal Ultima Hora como um processo de preparação do público, em grande parte recém-urbanizado, para a leitura de texto e imagem. A utilização das sequências fotográficas e posteriormente do instantâneo é analisada à luz do pensamento de Paul Ricoeur que entende a narrativa como mediadora entre a experiência e o discurso. A fotografia é aqui entendida como um discurso que é edificado paulatinamente nas páginas do jornal, preparando o público para sua compreensão plena na percepção do tempo aprisionado no instantâneo fotográfico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p161
Discursos Fotogr.
Londrina - PR
DOI: 10.5433/1984-7939
EISSN: 1984-7939
Email: revistadiscursos@uel.br
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.