Robert Capa: espectador e coadjuvante nos conflitos de seu tempo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo revisitar a biografia do fotojornalista Robert Capa (1913-1954), a fim de registrar sua condição de espectador – frente às inovações técnicas na fotografia e suas modificações de concepção – e investigar sua postura de coadjuvante nos conflitos bélicos. Paradoxalmente, Capa destacouse como o mais importante fotógrafo de guerra da primeira metade do século XX, mas, ao mesmo tempo, usou sua câmera fotográfica como instrumento para consolidar sua posição de fotógrafo engajado e como arma em sua luta antibelicista. Numa entrevista, deixou claro sua aversão pela guerra: “Eu odeio violência e a coisa que mais odeio é guerra.”
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p99
Discursos Fotogr.
Londrina - PR
DOI: 10.5433/1984-7939
EISSN: 1984-7939
Email: revistadiscursos@uel.br
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.