Memória e apagamento no imaginário dos telejornais

Autores

  • Renata Marcelle Lara Pimentel Centro Universitário de Maringá – Cesumar

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p13

Palavras-chave:

Telejornalismo. Interdiscurso. Memória.

Resumo

As relações simbólicas entre memória e apagamento constituem o imaginário dos telejornais. Orientado pela perspectiva materialista do discurso, este trabalho analisa a conjunção verbalvisual como materialidade específica dos telejornais, buscando observar o trabalho da memória (interdiscurso) e do apagamento/ silenciamento de sentidos em meio à produção do efeito notícia na textualização telejornalística envolvendo o governo Lula, Aldo Rebelo e o Partido Comunista do Brasil. Para tanto, adota como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso, de linha francesa, fundada pelo filósofo Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil a partir dos estudos da linguista Eni Orlandi.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Marcelle Lara Pimentel, Centro Universitário de Maringá – Cesumar

Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Docente do curso de graduação em Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda e do curso de pós-graduação em Comunicação, Publicidade e Negócios do Centro Universitário de Maringá – Cesumar. Membro do Grupo de Pesquisa Gepomi (Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos), da Universidade Estadual de Maringá – UEM, e do Grupo de Pesquisa Discurso, ciência e historicidade, da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás. 

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Pimentel, R. M. L. (2009). Memória e apagamento no imaginário dos telejornais. Discursos Fotograficos, 5(6), 13–33. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p13

Edição

Seção

Artigos