A recriação poética da palavra na fotografia do filme O veneno da madrugada, de Ruy Guerra

Autores

  • Ane Carolina Randig Tavares Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Josette Monzani Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes e Comunicação.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p105

Palavras-chave:

Análise Fílmica. Literatura. Tradução Intersemiótica.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar alguns aspectos referentes à fotografia de O veneno da madrugada (2006), dirigido por Ruy Guerra, inspirado no romance La mala hora (1962) de Gabriel García Márquez. No filme em questão, a luz que tinge o quadro fílmico ressalta a atmosfera emocional e simbólica presente no texto garcíamarqueziano. Nesse sentido, pretende-se mostrar um dos elementos do discurso cinematográfico, a fotografia, que foi traduzido a fim de recriar os sentidos de dualidade e ambiguidade que permeiam a narrativa do romance.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ane Carolina Randig Tavares, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Letras (Habilitação Português-Espanhol) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus Pantanal (2010), mestrado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2013), sob a orientação da professora Dra. Josette Maria Alves de Souza Monzani. Tem experiência na área de estudos comparados, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e cinema, transcriação, processos de criação.

Josette Monzani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes e Comunicação.

Possui graduação em Comunicação Visual, doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em Cinema, pela ECA-USP. Atualmente é professora do Bacharelado e do Mestrado em Imagem e Som do Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos . Tem experiência nas áreas de Artes, Letras e Comunicações, com ênfase em Interpretação cinematográfica e Estudos dos processos de criação e tradução audiovisual (crítica genética e tradução intersemiótica), atuando principalmente com os seguintes temas: cinema brasileiro moderno e contemporâneo, obras de Glauber Rocha e Julio Bressane, cinema moderno e contemporâneo mundial.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Tavares, A. C. R., & Monzani, J. (2016). A recriação poética da palavra na fotografia do filme O veneno da madrugada, de Ruy Guerra. Discursos Fotograficos, 12(21), 105–122. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p105

Edição

Seção

Artigos