A retórica da imagem na grande reportagem transmídia

Mauro de Souza Ventura, Liliane de Lucena Ito

Resumo


Este artigo parte do pressuposto de que, no jornalismo, as fotografias podem cumprir várias funções, entre elas, informar e também persuadir, aproximando-se então das produzidas para fins publicitários. Com base na metodologia proposta por Umberto Eco em A Estrutura Ausente, são analisadas fotografias produzidas para uma reportagem digital. Os resultados indicam a existência de articulações semelhantes às observadas em peças publicitárias, contudo, com algumas diferenciações.

Palavras-chave


Análise Semiótica. Jornalismo Digital. Reportagem Transmídia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p147

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.