Taxonomia fotográfica: uma proposta metodológica para a pesquisa dos selfies em redes sociais

Autores

  • Hertz Wendel de Camargo UFPR/PPGCOM
  • Josemara Stefaniczen Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p33

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Selfie. Taxonomia. Redes Sociais Online.

Resumo

As complexidades que envolvem os selfies não poderiam ser contempladas em um único artigo. Desta forma, nossos objetivos são apresentar um breve recorte epistemológico que permita uma interpretação plausível desse gênero fotográfico e apresentar os caminhos metodológicos para a seleção de um corpus para uma possível análise do autorretrato no Instagram. Concluímos que, apesar da natureza polissêmica das redes sociais, é possível uma taxonomia do selfie aplicável a outros gêneros fotográficos circulantes na cultura midiática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hertz Wendel de Camargo, UFPR/PPGCOM

Doutor em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina - UEL); mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP); professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGL-Unicentro); professor do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. Líder do grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS-UFPR)

Josemara Stefaniczen, Unicentro

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – área de concentração “Interfaces entre Língua e Literatura”, linha de pesquisa “Texto, Memória e Cultura”, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, 2016). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, 2004). Membro do grupo de Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS-UFPR)

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Camargo, H. W. de, & Stefaniczen, J. (2016). Taxonomia fotográfica: uma proposta metodológica para a pesquisa dos selfies em redes sociais. Discursos Fotograficos, 12(21), 33–57. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p33

Edição

Seção

Artigos