Semiose e Intermidialidade nos Fotolivros “Silent Book” e “Sí por Cuba”

Autores

  • Ana Paula Vitorio
  • João Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p197

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Fotolivro. Intermidialidade. Semiose.

Resumo

Silent Book e Sí por Cuba são exemplos paradigmáticos de fotolivros cujas propriedades são exploradas neste artigo com base nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na semiótica de C.S.Peirce. Observam-se ao menos dois processos muito característicos das relações intermidiáticas nestes trabalhos: os aspectos materiais do livro atuam como signos icônicos das fotos e das relações entre as fotos; os espaços ocupados pelas fotografias nas páginas atuam na relação entre fotos e seus objetos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Vitorio

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, membro do Iconicity Research Group.

João Queiroz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenador do Iconicity Research Group.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Vitorio, A. P., & Queiroz, J. (2016). Semiose e Intermidialidade nos Fotolivros “Silent Book” e “Sí por Cuba”. Discursos Fotograficos, 12(21), 197–219. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p197

Edição

Seção

Artigos