A revista illustrada educando para a República

Thiago Vasconcellos Modenesi, Edilson Fernandes de Sousa, Vilde Gomes de Menezes

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo identificar as possibilidades educacionais contidas em materiais da imprensa nos primeiros anos da República do Brasil, a partir da ascensão do Partido Conservador, com o fim do Império e do regime escravagista em nosso país. A nossa análise parte da hipótese de que a Revista Illustrada, enquanto veículo midiático colaborou na maneira de historiar os fatos à população não letrada, na criação de uma espécie de método de transmitir os acontecimentos com um novo olhar, a partir da mudança dos hábitos e dos referenciais de higiene corporal, de boa educação e de civilidade.

Palavras-chave


Ilustração. Educação. República Velha. Civilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p231

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DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

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