Retratos da transformação urbana: o uso da fotografia como registro visual do “antes” e “depois” da Lei Cidade Limpa em Londrina

Fernanda Grosse Bressan

Resumo


Este trabalho demonstra a importância dos registros fotográficos para a documentação das transformações urbanas e preservação da memória. O objeto de estudo é Londrina e os recortes temporais abrangem o centro da cidade antes e depois da Lei Municipal nº 10.966, sancionada pelo prefeito da cidade em 2 de agosto de 2010. A lei ficou conhecida como “Cidade Limpa” e regulamenta o uso de publicidade externa e fachadas de lojas, indústrias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, inclusive a área médica. Lojistas e comerciantes tinham 180 dias para adequar suas publicidades à nova lei, o que prometia transformar a paisagem urbana e devolver aos cidadãos a visão de fachadas arquitetônicas históricas da cidade. O trabalho utiliza referenciais teóricos de fotografia e memória, registra momentos do centro de Londrina no período de mudanças e traz entrevistas com personagens que viveram as alterações por estarem nos locais que passaram pelas transformações.


Palavras-chave


Teses e Dissertações. Fotografia Documental. Lei Cidade Limpa. Memória. Gatilho da Memória. Publicidade Externa. Londrina (PR).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p247



Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.