O discurso fotográfico no livro didático: representações e práticas equivocadas de leitura.

Zizi Trevizan, Eduardo dos Santos Lopes, Renata Junqueira de Souza

Resumo


Esse artigo, de perfil qualitativo, objetiva expor, por meio de uma análise documental, as inadequações metodológicas de um Livro Didático (9º ANO da Educação Fundamental II) para a compreensão textual da fotografia. Pautou-se em conceitos e representações de leitura centrados em Peirce, Bakhtin, Barthes. Os resultados evidenciaram uma leitura incompleta da fotografia e incoerências entre o aporte teórico anunciado e as atividades de leitura construídas no livro didático, pelos autores.


Palavras-chave


Análise Semiótica. Ensino de Linguagens. Livro Didático.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p247

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.