Imaginário midiático: um estudo de caso da reciclagem simbólica das celebridades

Autores

  • Marcia Boroski Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p245

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. Cultura Visual. Imagem Corporal. Cultura Popular. Celebridades.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de compreender como é a reciclagem de arquétipos olimpianos por celebridades contemporâneas. Para alcançar este objetivo optamos por realizar uma pesquisa exploratória, por meio do estudo do caso da trajetória midiática de Geisy Arruda (ex-estudante de turismo da Uniban, que ficou conhecida por ter sido expulsa da faculdade após causar tumulto por vestir um vestido curto nas dependências da Uniban). A pesquisa se apoia nas teorias da Cultura de Massa, propostas por Edgar Morin, e nos conceitos de celebridade, descritos por Chris Rojek. Sobretudo, pensamos essa discussão a partir dos símbolos contemporâneos que alimentam os mitos e arquétipos, os quais sustentam e compõe o imaginário. Por fatos e padrões identificados ao longo da trajetória de Geisy, podemos inferir que a ex-estudante não alcança o topo da fama, o Olimpo. Ela sobrevive por meio de uma relação de simbiose com celebridades já consolidadas, de uma representação superficial (Meme) e evidenciando, midiaticamente, sua vida íntima, principalmente, aquilo que tange o erotismo.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Boroski, M. (2014). Imaginário midiático: um estudo de caso da reciclagem simbólica das celebridades. Discursos Fotograficos, 10(17), 245–246. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p245

Edição

Seção

Dissertações