Alinhavando vínculos: circulação de imagens de moda nas redes sociais

Lívia Laura Matté

Resumo


Este estudo se propõe a delinear os aspectos da moda, na contemporaneidade, sob um viés comunicacional, ou seja, é uma busca por identificar, por meio das imagens que circulam em redes sociais, as características que distinguem a moda contemporânea circunscrita à pósmodernidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer os conceitos de pós-modernidade. Entre os autores estudados, optou-se por seguir os caminhos trilhados pelo sociólogo francês, Michel Maffesoli, visto que suas ideias acerca da pós-modernidade são fundamentais para explicar a contemporaneidade e a moda na pós-modernidade. O corpus desta pesquisa consiste em imagens extraídas de uma rede social de compartilhamento de imagens de moda: Lookbook.nu: Collective Fashion Consciousness. Acredita-se que estas imagens constituem materiais carregados de informações que podem explicar a moda na pós-modernidade, além de contribuir para discussões sobre a criação de vínculos possibilitados pela circulação de tais elementos imagéticos.

Palavras-chave


Teses e Dissertações. Design de Moda. Redes Sociais Online.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p231



Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.