Imagens documentais: subjetividades est(éticas) e (a)políticas

Autores

  • Denize Correa Araujo Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p87

Palavras-chave:

Análise Fílmica. Ditadura. Memória. Factualidade.

Resumo

Este estudo objetiva analisar imagens em três categorias de filmes que contemplam regimes políticos ditatoriais: documentários, filmes baseados em fatos reais e filmes ficcionais. Meu argumento é que imagens das três categorias podem documentar a “factualidade” e são o que denomino de “imagens documentais”, podendo contribuir para a “memória-metamorfose”, que se reconstrói continuamente de acordo com novas representações das ditaduras em filmes. O referencial teórico inclui conceitos de Bakhtin, Baudrillard, Benjamin, Debord, Derrida, Halbwachs, Metz, Nichols e Sarlo, entre outros.

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Biografia do Autor

Denize Correa Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

PhD em Literatura Comparada, Cinema e Artes - University of California, Riverside, USA. Master´s em Cinema Arizona State University USA; Coordenadora da Pós em Cinema e Docente do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual; lider do GP Comunicação, Imagem e Contemporaneudade, CNPq; Membor do Conselho Internacional, do Comitê de revisão de Normas e do Comitê de Publicação da IAMCR- Associação Internacional de Pesquisa em Comunicação e Midia; Temas de pesquisa, cinema, imagem, memória, subjetividade, audiovisual

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Araujo, D. C. (2014). Imagens documentais: subjetividades est(éticas) e (a)políticas. Discursos Fotograficos, 10(17), 87–116. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p87

Edição

Seção

Artigos