Hermenêutica Fenomenológica: um método de compreensão das vivências com pessoas

Autores

  • Maria Glória Dittrich Universidade do Vale do Itajaí (Univale)
  • Maria Tereza Leopardi Universidade do Vale do Itajaí (Univale)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p97

Palavras-chave:

Filosofia. Corpo-criante. Hermenêutica Fenomenológica. Arteterapia.

Resumo

Dentro de uma visão de pesquisa qualitativa e transdisciplinar, a hermenêutica fenomenológica é definida como uma postura, uma maneira de entender e expressar a percepção sobre os acontecimentos que ocorrem entre os sujeitos envolvidos nas vivências na realidade. A busca é tornar o discurso autônomo em relação ao seu autor, pesquisador ou professor que vivencia as relações de compreensão de um fenômeno para descrevê-lo de modo sistematizado e (co)vivido. Este texto apresenta uma proposta metodológica fenomenológica para a compreensão de vivências com pessoas, em seu mundo, com suas peculiaridades e relações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Glória Dittrich, Universidade do Vale do Itajaí (Univale)

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST).É professora da Faculdade São Luiz (FSL).Professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí ( Univali), no Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho; Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Ciências Políticas e no Curso de Graduação em Enfermagem 

Maria Tereza Leopardi, Universidade do Vale do Itajaí (Univale)

Doutora em Ciência da Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univale), no Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974), Mestrado Em Enfermagenm pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e Doutorado em Ciência da Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Vale do Itajaí, no Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.

Downloads

Publicado

2015-06-27

Como Citar

Dittrich, M. G., & Leopardi, M. T. (2015). Hermenêutica Fenomenológica: um método de compreensão das vivências com pessoas. Discursos Fotograficos, 11(18), 97–117. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p97