Narrativas visuais na página:a fotografia e a diagramação dos sentidos

Autores

  • Hertez Wendel de Camargo Faculdade Pitágoras - Campus Metropolitana

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p37

Palavras-chave:

Diagramação. Revista O Cruzeiro. Jean Manzon - Fotógrafo.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a composição da reportagem em revista como processo de criação e, especificamente, a sua intervenção nos sentidos da fotografia. A diagramação da notícia e as narrativas visuais resultantes refletem o conceito editorial da publicação ao mesmo tempo em que potencializam discursos. A fotorreportagem surge no Brasil a partir dos anos 40, marcando o início do fotojornalismo moderno. Pretende-se analisar a fotorreportagem 4 a 1, publicada em março de 1947, na revista O Cruzeiro. A matéria sobre uma simples partida de futebol entre times paulista e carioca revela como a diagramação busca a recomposição do tempo da notícia e de como os sentidos das imagens de Jean Manzon são estendidos além das páginas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hertez Wendel de Camargo, Faculdade Pitágoras - Campus Metropolitana

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras Campus Metropolitana, em Londrina. Editor e diretor de arte da revista Estação, publicação trimestral impressa, de Londrina.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Camargo, H. W. de. (2008). Narrativas visuais na página:a fotografia e a diagramação dos sentidos. Discursos Fotograficos, 4(5), 37–58. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p37

Edição

Seção

Artigos