Leitura semiótica e reconstrução histórica: análise de imagens da manifestação pela manutenção da UNESP

Autores

  • Édison Trombeta de Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente
  • Arilda Inês Miranda Ribeiro Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p135

Palavras-chave:

Análise Semiótica. História das Instituições Escolares. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Resumo

Sabe-se da importância de imagens em reconstruções históricas e como gatilho da memória. Este artigo analisou semioticamente, segundo Peirce (2000) e Bakhtin (1990), três fotografias da Folha de S.Paulo, de 1976, sobre a manifestação pela manutenção da Unesp em Presidente Prudente, reação ao corte no número de cursos na cidade e risco de encerramento das atividades, “momento traumatizante” para os participantes. Denotou-se que a Análise Semiótica é fundante na obtenção de dados em reconstruções históricas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Édison Trombeta de Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (2010) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instutição (2012).

Arilda Inês Miranda Ribeiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente.

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas Mestre em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e Atualmente é Professora Titular Concursada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e eventual do Ministério da Educação. Foi coordenadora do Curso de Especialização em ArteEducação. Coordena atualmente o NUDISE-Núcleo de Diversidade Sexual em Educação e o GPECUMA-Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (FCT/UNESP). Fez parte da Pesquisa sobre Homosuicídio (Unesp Assis) subvencionando pelo Programa Dst/Aids (Ministério da Saúde) e atuou no GDE (Gênero e Diversidade na Educação-UAB/UNESP-Rio Claro). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e da Formação de Professores no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, sexualidade (s) queer, diversidade sexual, gênero,história da educação, história das instituições escolares e em gestão educacional. É professora de Graduação (1992) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no Programa de Educação da FCT-Unesp (2001), Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira, Édison T. de, & Ribeiro, A. I. M. (2014). Leitura semiótica e reconstrução histórica: análise de imagens da manifestação pela manutenção da UNESP. Discursos Fotograficos, 10(16), 135–162. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p135

Edição

Seção

Artigos