Elementos de identidade cultural Yanomami nas fotografias de Claudia Andujar

Autores

  • Guilherme Marcondes Tosetto Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Vasconcellos Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p255

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Identidade Cultural. Estética.

Resumo

Tendo em conta o conceito de índice, em que características plásticas e significativas de um determinado recorte se revelam, parte-se do pressuposto de que aproximar fotografia e questões de identidade cultural pode tornar-se um rico procedimento. Este artigo se propõe analisar fotografias realizadas junto aos Yanomami, na década de 1970  pela fotógrafa Claudia Andujar, a fim de compreender, por meio da abordagem estética da semiótica, a presença, nessas imagens, de elementos de identidade cultural daqueles índios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Marcondes Tosetto, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas e Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Dirce Vasconcellos Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

Tosetto, G. M., Lopes, D. V., & Contani, M. L. (2006). Elementos de identidade cultural Yanomami nas fotografias de Claudia Andujar. Discursos Fotograficos, 2(2), 255–275. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p255

Edição

Seção

Artigos