A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites

Autores

  • Sérgio Mari Junior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p283

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. Teoria Semiótica. Interfaces Gráficas. Sites da Web.

Resumo

Este estudo de caráter teórico aborda as possibilidades de aplicação da linguagem visual no desenvolvimento de interfaces gráficas de websites, buscando compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo entre o homem e o computador. A revisão bibliográfica, inicialmente, abrange o conceito de interface, caracterizando-o como um processo de tradução intersemiótica conforme conceito apresentado por Roman Jakobson. Apresenta as principais diretrizes e orientações que tradicionalmente são dadas aos projetistas de interfaces gráficas com o objetivo de torná-las mais eficientes. Discute as peculiaridades do meio digital a partir das características do leitor imersivo conceituadas por Lucia Santaella: a prontidão sensorial, a não linearidade da leitura e a interatividade. Por tratar-se de um processo de aquisição de linguagem, associa esse conjunto de fundamentações ao conceito de zona de desenvolvimento proximal enunciado por Vigotski e conclui que as interfaces gráficas baseadas em recursos da linguagem visual podem abrir mão das tradicionais convenções e padronizações e mesmo assim se manter eficientes. Sua relação de familiaridade não se dá com outras interfaces, mas sim com signos conhecidos pelo usuário fora da internet e, ao destacar o aspecto lúdico, tornam o processo interativo mais intenso, pois demandam maior envolvimento sensorial do usuário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Mari Junior, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Relações Públicas pela mesma instituição. Docente na Faculdade Pitágoras de Londrina e na UEL.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

Junior, S. M. (2013). A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites. Discursos Fotograficos, 9(14), 283–284. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p283

Edição

Seção

Dissertações