Para salvar do esquecimento: da fotografia ao teatro da morte de Tadeusz Kantor

Autores

  • Thais Helena D’Abronzo Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p237

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Teatro. Memória. Morte.

Resumo

A fotografia é acreditada como meio de registrar momentos para acariciar a memória; é em sua essência um fragmento da realidade embalsamado no tempo.  No entanto a realidade fotográfica, entendida como realidade da morte, acaricia a vida lembrando-a de suas perdas. No decorrer desse artigo pretende-se pensar a fotografia – por seu corte espaço-temporal – como um objeto de ruptura com a realidade cotidiana. Propõe-se também a apresentar o “teatro da morte” do encenador polonês Tadeusz Kantor refletindo sobre a natureza desse teatro e a linguagem fotográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Helena D’Abronzo, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Artes Cênicas e Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Artes pela Unicamp. Docente de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Fotografia, Mestre em Educação e Doutora em Estudos da Linguagem, ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

D’Abronzo, T. H., & Souza, M. I. P. de O. (2006). Para salvar do esquecimento: da fotografia ao teatro da morte de Tadeusz Kantor. Discursos Fotograficos, 2(2), 237–253. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p237

Edição

Seção

Artigos