O papel indicial da fotografia nas lápides de cemitério

Autores

  • Cristiane Poliseli Gouveia Escola de Música e Belas Artes do Paraná
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p219

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Signo indicial. Imaginário.

Resumo

 Este estudo busca compreender a forma como o signo atua no imaginário e no repertório do leitor (influenciado por paradigmas) no ato da recepção do texto visual. A leitura é um fenômeno que tem por instrumento o signo para a ativação do imaginário e do repertório do indivíduo enquanto receptor do texto. A característica indicial da fotografia é estudada utilizando retratos fixados nas lápides do cemitério municipal de Arapongas focando o ato de ler.

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Biografia do Autor

Cristiane Poliseli Gouveia, Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Graduada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Especialista em Leituras de Múltiplas Linguagens pela PUC/PR e em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

Gouveia, C. P., & Contani, M. L. (2006). O papel indicial da fotografia nas lápides de cemitério. Discursos Fotograficos, 2(2), 219–236. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2006v2n2p219

Edição

Seção

Artigos