A trajetória imagética de Lula: de líder sindical a presidente da República

Cristiane Sabino Silva, Paulo Cesar Boni

Resumo


Este trabalho estuda as mudanças na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, da época em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1979, até sua última campanha presidencial, em 2002. O estudo limita-se às fotografias publicadas pela revista Veja, veículo escolhido como objeto de estudo. Partindo do pressuposto que a revista é uma grande formadora de opinião, o estudo observa se há alguma relação – ou influência – entre o tratamento imagético dispensado à Lula e seu desempenho nas disputas eleitorais para a Presidência da República de que participou, ou seja, as de 1989, 1994, 1998 e 2002.


Palavras-chave


Fotojornalismo. Luís Inácio Lula da Silva - Político. Eleições.

Texto completo:

Artigo PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p89



Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.