Decifrando a linguagem da caixa-preta: Vilém Flusser e a Análise do Discurso

Autores

  • Paula Mousinho Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Teófilo Augusto da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p171

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Vilém Flusser. Linguagem.

Resumo

O artigo analisa o livro Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia (2002), de Vilém Flusser, e de que forma este pode ser aproximado da vertente francesa do movimento denominado Análise do Discurso. A possibilidade dessa aproximação encontra respaldo no próprio pensamento de Flusser, na medida em que este considera o discurso e o diálogo “fases do processo de comunicação fotográfica enquanto manipulação de informações” (FLUSSER, 2002, p. 46).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Mousinho Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Experiência na área de filosofia, atuando nos seguintes temas: fenomenologia, filosofia da mente, hermenêutica e linguagem.

 

Teófilo Augusto da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Artes Visuaispelo Senac do Rio de Janeiro. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do curso de Artes Visuais da Faculdade de Filosofia de Campos (Uniflu). Editor júnior da revista Agenda Social. Membro fundador e primeiro presidente do Fotoclube Goytacazes.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Martins, P. M., & Silva, T. A. da. (2013). Decifrando a linguagem da caixa-preta: Vilém Flusser e a Análise do Discurso. Discursos Fotograficos, 9(15), 171–188. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p171

Edição

Seção

Artigos