Cinema e Linguagem: as transformações perceptivas e cognitivas.

Autores

  • Robespierre de Oliveira Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Angélica Antonechen Colombo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p13

Palavras-chave:

Percepção. Cognição. Linguagem.

Resumo

O presente estudo apresenta como objetivo a investigação do surgimento da linguagem cinematográfica como caráter estético do cinema e de como as suas características influenciaram nas formas de apreensão artística pela sociedade, buscando como resultado a ideia de que essa experiência estética cinematográfica ransformou a percepção dos espectadores. Christian Metz e sua teoria sobre a linguagem no cinema foram escolhidos como fundamentação teórica e, como etodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robespierre de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor colaborador pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor não titular da Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Programa de pós-Graduação em Filosofia dessa universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica da sociedade e marxismo, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Theodor Adorno e Max Horkheimer, estética, filosofia social e política, crítica ideológica e indústria cultural.

Angélica Antonechen Colombo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Comunicação. Interessada principalmente nos temas: Teoria Crítica, Arte e Educação, Estéticas Tecnológicas, Cinema e Artes do Vídeo.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira, R. de, & Colombo, A. A. (2014). Cinema e Linguagem: as transformações perceptivas e cognitivas. Discursos Fotograficos, 10(16), 13–34. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p13

Edição

Seção

Artigos