A Imagem na publicidade para adolescentes: características e produção de sentido
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p283Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Anúncio Publicitário. Revistas. Adolescência.Resumo
Esta pesquisa discute a imagem publicitária para adolescentes e seus modos constitutivos, como é produzido seu sentido e sua relação com o ambiente contemporâneo. A partir de um panorama de pesquisas brasileiras sobre adolescência e publicidade, delimitam-se as contribuições especificasda presente dissertação e seus pontos de diálogo com outros trabalhos. O conceito de adolescência e sua construção ao longo do século XX é examinado, bem como características dos jovens atuais e o papel das tecnologias de interação na forma de comunicar destes indivíduos. Mostra como todo produto
visual pode ser uma fonte para pesquisa empírica e como as imagens publicitárias sintetizam tendências culturais de uma época. A construção de significado na publicidade é caracterizada, bem como o aspecto simbólico do consumo e sua associação a valores e estilos de vida, além da conjugação de mensagens linguísticas e visuais em anúncios. São apresentadas ainda questões éticas e legais da publicidade para esse público. Para a constituição do acervo de imagens analisado na pesquisa, foram levantadas as quatro principais publicações do segmento teen do Brasil – as revistas Capricho,
Atrevida, TodaTeen e Mundo Estranho – arquivando-se os anúncios veiculados entre novembro de 2009 e outubro de 2010. Este material foi classificado, identificando-se os tipos de produtos publicizados para jovens. A análise dessas imagens revelou sete tendências, reunidas em grupos nomeados da seguinte forma: abundância de referências visuais; associação
da marca a celebridades; produto em destaque; corpo como veículo para expressão subjetiva; participação e interação do público; criação e parceria em eventos; conteúdo publicitário em linguagem editorial. Em cada um dos grupos, apresentam-se alguns exemplos de imagens e suas características.
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