A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p257Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Infografia. Tipografia. Ensino e Aprendizagem.Resumo
Este estudo de caráter exploratório concentra-se em demonstrar possibilidades de uso de infográficos, técnicas de visualização e de design da informação para facilitar o acesso à tipografia. Propõe-se uma análise e síntese de métodos e relatos de experiências que orientam a criação de gráficosinformacionais, de onde se extrai a ideia de que o processo de construção e não somente a consulta de infográficos também pode ser utilizado na curva de aprendizagem, funcionando como seu agente. Considerando pontos de dificuldade no estudo de tipografia, sugere-se um recurso orientado a
aprimorar o processo comunicacional e de compreensão de conteúdo de tipografia: a criação de infográficos estritamente direcionados ao tema que atuarão tanto como objetos passivos de consulta, como fios condutores da comunicação e da investigação e também como exercício prático que estimula
habilidades básicas do designer. A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa e nas ciências que tratam da complexidade, visando diminuir as barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto ao uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem. Esta pesquisa indica, ainda, que os desdobramentos do objeto em estudo podem ter aplicação didático-pedagógica e serem úteis para a transmissão de informação também em outras áreas, não se limitando ao universo da tipografia, ao passo que se revela como linguagem em ascensão que tem olhos no hibridismo dos processos comunicacionais imagético-visuais.
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