As novas mídias e manifestações de protesto: casos no Brasil e Egito

Autores

  • Susana Branco de Araújo Santos Universidade Tuiuti do Paraná
  • Carla Candida Rizzotto Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p79

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Internet. Manifestações políticas.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a contribuição das novas mídias, a interação comunicacional e a relação existente entre as manifestações de protesto contrárias à decisão do presidente do Egito, Hosni Mubarak, de controlar a internet no país, e as manifestações de familiares e amigos de vítimas de violência urbana no Brasil. Para concretizar esta relação, são objetos de estudo desta análise imagens de três casos ocorridos em grandes cidades brasileiras, nos quais os manifestantes exibiam a fotografia do ser ausente, impressa em camisetas, e imagens de manifestantes oposicionistas à política de controle da internet do presidente egípcio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Branco de Araújo Santos, Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Faculdade de Comunicação
Social Cásper Líbero, de São Paulo. Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Carla Candida Rizzotto, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutoranda pelo mesmo programa, na mesma instituição. Professora do MBA em Gestão da Comunicação Online, Marketing Digital e Publicidade na Internet (COMDPI-UTP) e do curso de graduação em Comunicação Social do Grupo Educacional Opet.

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Santos, S. B. de A., & Rizzotto, C. C. (2012). As novas mídias e manifestações de protesto: casos no Brasil e Egito. Discursos Fotograficos, 8(12), 79–100. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p79

Edição

Seção

Artigos