A função informativa da legenda fotográfica: o massacre de Realengo

Autores

  • Luiza Lusvarghi Universidade de São Paulo
  • Mônica Zarattini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p53

Palavras-chave:

Edição Jornalística. Legenda. Mensagem jornalística.

Resumo

O artigo visa investigar a função informativa da legenda fotográfica e como as linguagens visual e escrita se relacionam nos jornais diários brasileiros. As edições de 36 capas de jornais de todas as regiões do país do dia 8 de abril de 2011 sobre o massacre do Realengo foram analisadas. Com o suporte teórico de Roland Barthes, Martine Joly, Milton Guran, Jorge Santos e Ivan Lima foram selecionadas as legendas de duas imagens que se repetiram em mais da metade do corpus. Na maioria dos casos, as legendas fotográficas não cumpriram a função informativa, mas sim a descritiva e a opinativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza Lusvarghi, Universidade de São Paulo

Professora de teoria do jornalismo na Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo. Mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa sobre os grupos de mídia regional.

Mônica Zarattini, Universidade de São Paulo

Editora de fotografia do Jornal da Tarde e de O Estado de S. Paulo, onde trabalha há 23 anos. Mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob orientação do Prof. Dr. Eugênio Bucci.

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Lusvarghi, L., & Zarattini, M. (2012). A função informativa da legenda fotográfica: o massacre de Realengo. Discursos Fotograficos, 8(12), 53–78. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p53

Edição

Seção

Artigos